O cantar dos Reis é sem dúvida uma dessas tradições, envoltas de alegria e boa disposição. De forma a integrar a comunidade neste momento festivo, a escola, juntamente com o Jardim-de-Infância, percorremos as ruas da aldeia, ao som de alguns instrumentos musicais, feitos com materiais de desperdício (na aula de música).
Pela aldeia, os alunos, cantaram e encantaram toda a população local. Algumas assistiam das suas janelas, relembrando os bons e velhos tempos. Outras contribuíram com doces, frutos secos e alguns donativos que serviram para a compra de materiais necessários às escolas.
Na generalidade foram feitas pesquisas sobre o cântico dos Reis e tradições locais, de forma a promover o espírito de investigação, nos alunos e a preservar o passado local. Momentos de alegria, inter-ajuda e troca de experiências caracterizam bem este dia tão especial.

Vilarinho da Samardã, 8 de Janeiro de 2010
Bárbara Elisa Peixoto
Composição
Os reis
No dia 7 às 10 h, nós, juntamente com os meninos do infantário, fomos cantar as Janeiras.
De manhã fomos cantar para o povo e estava muito frio mas nós aguentamos, primeiro começamos pelo fundo da aldeia e começamos a subi-la. Quando íamos a casa das pessoas nós cantávamos a seguinte música:
Nós somos os três reis
Que vimos do Oriente.
Trazer as boas festas
Com paz para toda a gente.
Nós somos os três reis
Guiados por uma luz.
Adoramos deus Menino
Que se chama Jesus.
Nós somos os três reis
Baltazar e Gaspar.
Também o Belchior
O veio adorar.
Nós somos os três reis
Guiados por uma luz.
E trouxemos três presentes
Pró menino Jesus.
Sem comentários:
Enviar um comentário